18/07/2021Nenhum comentário

Git, GitHub e como tudo teria sido mais fácil nos anos 2010

"Eu tô de cara."

Acho que essa frase acima resume bem a minha surpresa. Tudo porque resolvi - ainda bem - parar umas horinhas neste feriadão pra entender git.

E git, segundo a Wikipédia, nada mais é que:

um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo.

Ok, não é só isso, tem muita coisa pra explorar e entender ainda, mas o básico do conceito já fez assim na minha cabeça. Trabalhei com equipes de TI e sei que devs já vivem no mundo das versões e colaborações, então esse tipo de sistema é comum, mas pra uma simples entusiasta de desenvolvimento de sites, não parecia ser um negócio fácil e acessível.

Até que veio o feriadão, a necessidade de colocar meu portfolio no ar e as tais horinhas de estudo. Eis que fez-se a luz.

O mais louco nisso tudo é que, em 2019, por motivos que não lembro, eu tinha criado uma conta no GitHub e nunca usei. Só agora, descobrindo a utilidade do git, que ativei a conta para testar algumas possibilidades.

euzinha octocat

E com isso já temos disponível e operante:

Para fechar minha aventura, achei que seria ótimo transformar o .md em .pdf. Não sabendo que era possível, foi lá e fez e ainda instalou o Pandoc, impressionantemente simples e com uma documentação perfeita.

Não quero nem pensar quantas horas eu teria economizado usando o GitHub nos sites e blogs que criei na década passada...Deixa quieto.

Leituras recomendadas:

16/07/2021Nenhum comentário

Site novo antes do verdadeiro site novo: o que vem aí

Finalmente tirando a poeira desse projeto antigo de colocar meu site pessoal/profissional no ar. Há mais de quatro anos venho enrolando pra fazer isso. Desde que deixei de ser freelancer e apaguei o portfolio antigo. Apaguei mesmo, não teve jeito de encontrar a versão de 2016-2017 no backup.

Tudo isso porque, depois de mais de uma década trabalhando com comunicação, publicidade e projetos digitais, eu tenho uma dificuldade grande de organizar esses jobs. Tava mais do que na hora de criar coragem e botar no ar.

portfolio-antigo
nada que o wayback machine não encontre

E apesar de ter colocado essa versão no ar, a ideia original é fazer o site do zero. Como nos velhos tempos, quando eu freelava como front-end de sites e blogs. Como muita coisa mudou, preciso me atualizar para codificar de forma decente e atual, digamos assim.

Por enquanto, o site foi construído com a ajuda do ótimo Semplice que, apesar de bem intuitivo, me deu uma boa pisa nesse retorno reencontro com WordPress.

Aqui no lab, pretendo registrar as (re)descobertas com as linguagens e ferramentas, além do meu aprendizado em UX, UI, metogologias, gestão de produto e outras coisinhas mais. Sigamos. 🙂

EMAIL
jacqueline.francaa@gmail.com

LINKS
Trabalhos   /   Lab   /   LinkedIn   /   Resumé   

©2022 JACQUELINE FRANÇA
 >>> Colophon <<<